Sobre

Simonaggio & Cia Ltda


A criação da empresa Simonaggio & Companhia Ltda confunde-se com a história de seu idealizador, Alcides Simonaggio. Oriundo de uma família humilde de agricultores do interior de Garibaldi, Alcides abandonou a colônia na adolescência, em busca de melhores alternativas na cidade.


O primeiro trabalho foi como "cortador de pedras", produzindo paralelepípedos, no ano de 1965. Anos mais tarde, começou a executar serviços de pavimentação, por conta própria, em várias ruas deste município. Com o desenvolvimento da atividade, Alcides percebeu a necessidade de ter produzir brita para o calçamento e obras em geral. Dessa forma foi instalado o primeiro britador, em um processo rudimentar, para atender a demanda.


No dia 2 de maio de 1969, foi fundada, em Garibaldi, a Simonaggio & Companhia Ltda. O crescimento da Empresa gerou o desenvolvimento do setor de britagem, ampliando as atividades para o comércio de brita. Por muitos anos, a empresa possuiu o único britador da região.


Devido às constantes obras de infraestrutura realizadas durante a década de 1970, com o propósito de modernizar estradas, construir pontes e ligar a Serra Gaucha a Porto Alegre, a venda de brita foi alavancada. Esse fato resultou na ampliação dos serviços. Em 1977, a Simonaggio decidiu atuar no ramo de "terraplenagem", influenciada pelo grande desenvolvimento do setor de avicultura. Nesse ano foi comprado o primeiro trator de esteiras, utilizado na terraplenagem para construção de aviários. A partir desse período, o investimento em máquinas e equipamentos para essa atividade foi progressivo e constante. O desenvolvimento de grandes indústrias regionais também foi fator decisivo para tais investimentos.


Outro momento importante da história da Simonaggio ocorreu em 1984, com a inclusão das três filhas de Alcides: Neiva, Márcia e Salete na sociedade.


Com a instalação de uma usina de pré-misturado a frio, em 1987, a empresa começou a prestar serviços de pavimentação asfáltica, além de calçamento. Nesse ano a empresa realizou sua primeira obra de pavimentação, Rodovia VRS 313 - Trecho entre Garibaldi e Farroupilha, com a extensão de 17,4 km. A pavimentação com paralelepípedos se estendeu até 1992. A partir desse momento, foram intensificados os investimentos em pavimentação asfáltica, resultando, em 1994, na instalação de uma usina de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), considerado por especialista como o revestimento asfáltico de maior qualidade tecnológica empregado em obras de pavimentação.


Preocupada em reforçar sua credibilidade em termos de qualidade e inovação, em meados de 2008 a Simonaggio inaugurou sua Usina de Concreto Automatizada, oferecendo mais um produto de alta tecnologia para seus clientes e região.


A Simonaggio & Companhia Ltda produz e comercializa britas de várias bitolas, além de concreto com traços de conformidade, de acordo com a exigência do cliente. Também atua na execução de serviços de terraplenagem em geral, drenagem, perfurações, detonação em rocha, pavimentação asfáltica e construção pesada, como construção de ruas e estradas, tanto para o setor público quanto privado.